Instituto Mãe Hilda abre inscrições para novo curso para mulheres negras

Com apoio da BrazilFoundation, mais 30 mulheres negras terão formação gratuita para empreender através da arte em tecido. O curso será ministrado por Det Lima, artista plástica e estilista do Ilê Aiyê.

O Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu está com inscrições  abertas para o Curso de “Arte Mãos em Tecido”. O projeto tem como objetivo gerar oportunidade de formação e renda para mulheres negras das periferias de Salvador, e conta com o apoio da BrazilFoundation. Ao longo do curso, as alunas irão produzir peças como camisetas, fuxicos, bolsas, toalhas de mesa, roupas – saias, vestidos e blusas, que podem ser comercializadas pelas mesmas. 

Usando os ensinamentos da nossa Mestra Popular, artista plástica e fundadora do Ilê Aiyê, Dete Lima e equipe, as participantes das Oficinas irão trabalhar com tecidos diversos, e serão estimuladas a usar criatividade para produzir diferentes peças, que posteriormente serão expostas e comercializadas.

Ao longo do curso, que tem duração de 3 meses, as participantes terão oficinas de Redes Sociais e empreendedorismo, lhes ensinando sobre tecnologia, no intuito de fornecer conhecimento básico para criação de páginas em redes sociais, onde elas possam, também, comercializar e buscar sustentabilidade com os conhecimentos aprendidos.

 

Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu

O Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu é uma organização feminista negra, que luta para assegurar a acessibilidade de direitos para meninas e mulheres cis e transexuais negras. Tendo como foco a promoção de ações integrais, para o Bem Viver, voltadas para a educação, direitos sociais e direitos humanos. A organização possui dois pilares: Geração de Renda, através da formação e qualificação profissional; e Preservação de Memória, inspirando as novas gerações. E surgiu a partir de discussões com a comunidade local a respeito dos anseios de mulheres negras, que não são contemplados pela sociedade em geral. 

A organização foi criada com o objetivo de manter viva a história e o legado de  mulheres negras que tiveram importantes contribuições para movimento negro brasileiro, iniciando-se pelo legado de Mãe Hilda Jitolu, uma líder religiosa de matriz africana, que muito contribuiu para a valorização da cultura e religiosidade negra. Mãe Hilda nasceu em Salvador, em 06 de janeiro de 1923, e em 1952 fundou o Terreiro Acé Jitolu, em um dos bairros mais negros da capital baiana, o Curuzu. Foi neste espaço sagrado que iniciou sua luta pelo povo negro e onde nasceu o primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, uma das suas maiores contribuições.

 

BrazilFoundation

O projeto conta com o apoio da BrazilFoundation, uma organização que busca transformar a vida de milhares de brasileiros, trabalha promovendo igualdade e oportunidade para todos os brasileiros. A organização atua promovendo integração entre recursos financeiros e técnicos a soluções oferecidas por OSCs com o objetivo de gerar impacto social e ambiental positivos no Brasil.

Inscrições: 15 à 31 de Março de 2024 – https://docs.google.com/forms/d/1P0wyLDQLb9hEKStMQr0Cra4Y2BrtUfhU32rfZ3cGApY/edit

Curso:  De 02 de Abril à 21 de Junho de 2024 (terças, quartas e sextas) 

Horário: 14 às 17h

Endereço: Rua Curuzu, 233, Curuzu (Casa branca de três andares na ladeira do Curuzu, quase em frente a Núbia Variedades).

Fale Conosco

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.